monarquiaja

Just another WordPress.com site

A grandiosa obra educadora e missionária dos salesianos no Brasil.

MONARQUIA

A fama de Dom Bosco chegou ao Brasil onde a Princesa Isabel, herdeira do trono, defrontava-se com um sério problema. Ela estava determinada a abolir a escravidão, mas preocupava-se com o futuro dos escravos, depois de libertos.

A Princesa tinha uma visão muito lúcida desse problema. Compreendeu que somente a formação profissionalizante, novidade que Dom Bosco havia lançado no Norte da Itália, poderia ser adequada para assegurar, aos libertos do cativeiro, uma adequada inserção na sociedade brasileira.

A Princesa escreveu a Dom Bosco, pedindo que mandasse missionários para o Brasil e oferecendo-se para ajudar. Houve uma troca de cartas entre o Santo Italiano e a Princesa brasileira. E efetivamente, em 1881, chegaram no Brasil os primeiros missionários salesianos, instalando-se em Niterói, em terreno conseguido pela Princesa Isabel. Tinha assim início a grandiosa obra educadora e missionária dos salesianos no Brasil.

Infelizmente, a proclamação da República impediu a Princesa Isabel de realizar os grandiosos projetos que tinha concebido para seu reinado, no Brasil. E a Lei Áurea não teve o desenvolvimento natural, que seria a integração dos ex-escravos na sociedade brasileira, na posição de dignidade a que faziam jus. Infelizmente, a realização plena da obra redentora da Princesa foi abortada no fatídico dia 15 de novembro de 1889.

Acompanha esta e outras matérias da atualidade no Boletim Herdeiros do Porvir.

%d blogueiros gostam disto: