monarquiaja

Just another WordPress.com site

Projetos de Longo prazo são favorecidos pela forma de governo monárquica

Planejamento: monarquias pensam no futuro, planejam em longo prazo porque o cetro precisa ser passado para os descendentes do monarca. Já a república se limita à “próxima eleição”. As grandes decisões vitais para o país sempre ficam em segundo plano, salvo se render algum dinheiro agora…
Numa monarquia, os projetos de longo prazo tem mais probabilidades de serem feitos. É interesse pessoal do monarca que sua dinastia fique no poder. E, claro, como o “dinheiro é dele”, ele pensa duas vezes antes de gastá-lo. Já na república, para quê acabar obras e deixar a casa em ordem para o partido inimigo? Para quê pensar duas vezes antes de gastar o “dinheiro dos outros”? Para que planejar o país daqui a 50 anos se o que interessa é a próxima eleição?
Na república, falta interesse pessoal do Chefe de Estado para que haja um planejamento para questões que só podem ser resolvidas em longo prazo. Por isso, a saúde, a educação, a segurança pública, a previdência, os transportes, o meio-ambiente e outros que demandam anos de planejamento simplesmente são adiados. Para república, apenas a próxima eleição interessa, apenas o mais imediato. Projetos mais amplos são considerados problemas para serem resolvidos no futuro, um futuro que nunca irá chegar, pois todos os chefes de Estado só pensam na próxima eleição…
Já nas monarquias, o Rei cobra ação dos parlamentares e dos ministros responsáveis porque é a cabeça e o bolso do rei que estão em jogo. Mais uma vez, o interesse pessoal – considerado um “demônio” por muitos, é o que torna o Rei muito mais responsável, previdente e estrategista do que qualquer presidente republicano “bem intencionado”.
Violência nas ruas e traficantes fechando o comércio não deixam reis ricos e poderosos. Por isso os reis tem interesse pessoal na melhora da segurança pública, ele quer que o comércio flua com tranquilidade porque isso o torna mais rico e poderoso. Já nas repúblicas, a violência é problema seu, não dos políticos. E mais: os políticos ganham muito dinheiro com empresas de segurança privada e seguros. Ou seja: eles não tem interesse que o problema seja resolvido porque eles ganham muito dinheiro com a violência.
Se o presidente administra mal, a conta fica para o povo pagar. O presidente não responde por isso. Por pior que ele tenha sido, um ex presidente jamais responde pelas trapalhadas que fez enquanto governava. Já o Rei é diferente. Se Ele errar, é Ele que paga, é o trono dele que está em risco, é ele que pode perder a coroa. Por isso o Rei é muito mais responsável que um presidente.
Miséria não faz reis poderosos, mas compra votos na república com bolsa isso ou bolsa aquilo
Miséria, doença e ignorância popular não fazem reis poderosos.
Pense nisso e começará a compreender o porquê os monarcas têm interesse pessoal em combater essas coisas. Não fazem isso porque querem o “bem do povo”, mas porque, assim como você, o rei quer ficar mais rico e poderoso.
Já na república é bem diferente: a miséria é ótima para comprar votos. O que seria dos políticos corruptos do Nordeste sem a Miséria do Nordeste? Pense nisso e entenderá o porquê os políticos não resolvem esse problema. Há 10.000, sem computador e outras sofisticações, os Egípicios plantavam no meio de um deserto de areia. Israel, outro país no meio do deserto, é o maior exportador de laranja do Oriente Médio. Qual é o problema do Nordeste? Não é falta de tecnologia nem de terra boa. O problema é a república presidencialista, a miséria gera muita renda para os políticos espertalhões.
Além disso, a Miséria é ótima para comprar votos. Ela forma currais eleitorais. Alguns comprados ilicitamente com promessa de baldes de água, sacos de cimento, dinheiro e etc. Outros já são comprados dentro da lei com o bolsa-família, o bolsa telefone, o bolsa isso, o bolsa aquilo, as quotas em universidades para negros e pobres, os FIESes da vida e os festejos populares como o Carnaval, a Copa do Mundo e por aí vai.

Anúncios

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: